JUDO

O JUDO NÃO É AGRESSIVIDADE MAS UMA MANEIRA DE VIVER E ESTAR.

ENSINAR OS MAIS NOVOS QUE APRENDER E PRATICAR JUDO É UMA FORMA DE FORMAÇÃO PESSOAL PARA TODA A VIDA
.




sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mestre Jigoro Kano

A meta final do Judo Kodokan é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana.
O Judo não deve ser revestido por um rótulo nacional, racial, político, pessoal ou sectário

domingo, 25 de abril de 2010

FORMAÇÃO

UM TREINADOR NÃO DEVE TER MEDO DE COMETER ERROS. É COMUM CONSIDERAR-SE COMO BOM TREINADOR NÃO AQUELE QUE FAZ SEMPRE TUDO BEM, MAS AQUELE QUE RECONHECE QUANDO ALGO VAI MAL E DISPENSA TEMPO A PENSAR COMO MELHORAR DA PRÓXIMA VEZ.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

JUDO KODOKAN 1882 E ACTUAL









Jigoro Kano, nasceu em Mikage (Japão) em 28 de Outubro de 1860 e morreu a 04 de Maio de 1938, vitima de pneumonia a bordo do navio "Hikawa Maru" no seu regresso ao Japão, após uma reunião do C.O.I, realizada no Cairo.
Mestre Jigoro Kano, começou a ensinar Judo em Fevereiro de 1882, com um Dojo de 12 tatamis (tapetes) e apenas com 9 alunos no 1º ano.
O 1º aluno da história do Judo foi Tsunejiro Tomita, seguindo-se Higushi, Nakajima, Arima e em Agosto, Shiro Saigo.
Em 1883, Tsunejiro Tomita e Shiro Saigo, tornaram-se os primeiros cintos negros da história do Judo Kodokan.

INTRODUÇÃO







No antigo Japão, as únicas armas eram as mãos (jujitsu), facas, espadas, paus, mocas, arcos com flechas e lanças. A utilização destas armas era ensinado e praticado com muita perícia, quase científica e, por vezes mortal. Os professores (Senseis) ocupavam posições oficiais e eram muito considerados, sendo os seus ensinamentos divulgados por muitas escolas que se iam desenvolvendo.
Nos fins da era Tokugawa (1615-1867), houve uma grande alteração nos tipos de armas e métodos de combate. As antigas artes marciais caíram em desuso e o seu interesse foi diminuindo. Os mestres do Jujitsu iam perdendo as suas posições oficiais e foram forçados a procurar emprego noutros lugares.
Alguns destes mestres tiveram que representar em feiras, como forma de exibição, para sobreviver.
Jigoro Kano, aluno de vários velhos mestres, sabendo que estas artes estavam a desaparecer, decidiu faze-las reviver, organizando e sistematizando um curso de instrução, criando em Fevereiro de 1882, o Kodokan em Tóquio. Actualmente o desporto do Judo é esse mesmo sistema, tal como Jigoro Kano o foi desenvolvendo nos anos seguintes.
A Federação Internacional de Judo (FIJ), contituida em 1951, é presentemente composta por várias nações.
O Judo Kodokan, é um desporto muito conhecido e espalhado por todo o mundo, milhares de pessoas, novos e velhos, homens e mulheres, esforçam-se para aprender Judo como parte integrante da sua vida.
Desde a fundação da FIJ, até à presente data, realizaram-se vários campeonatos mundiais. Depois da sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, o Judo foi oficialmente reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional como verdadeira prova atlética, tendo o Judo feito entrada formal nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique na antiga Republica Federal Alemã.
Jigoro Kano, acalentou mesmo o ideal de formar cidadãos responsáveis, através do treino físico e mental que o Judo desenvolve. Esta filosofia tornou possível uma amizade e camaradagem internacional entre os judocas, assim como uma maior expansão do Judo.
No Japão, o Judo é inserido no curriculo escolar como uma disciplina e, um número enorme de organizações escolheram a prática do Judo com a finalidade de formarem chefes responsáveis perante a sociedade.
Há diversas maneiras de aprender o Judo. No entanto, a melhor aprendizagem é treinar sob a orientação de um professor (Sensei) e conhecer bem as técnicas através de um esquema pré-definido.
Por tudo isto que o Mestre nos legou, concluimos que ele sempre esteve avançado sobre o seu tempo.
Hoje, nosso Mestre é cultuado na sua Pátria e também em todos os países do mundo. Dos mais modestos aos mais requintados Dojos, centenas de milhares de desportistas usufruem da sua obra: O JUDO.





Justificar completamente



Vencer o hábito de usar a força contra a força é uma das coisas mais difíceis do treino de judo. Caso não se consiga isto não se pode esperar progresso.
Jigoro Kano